29 janeiro, 2013

Dia-a-Dia na Escola Gasparzinho

             Os encontros iniciais seguiram a mesma metodologia da Escola Chapeuzinho Vermelho.
              A Professora Priscila e o Prof. Hermes, trabalharam com alunos de 3º e 4º anos, com idades entre 8 e 11 anos, moradores da região central da cidade.
              A equipe da escola foi receptiva e as professoras auxiliaram na supervisão das crianças.
              A captação das imagens sobre o que gostariam de ser quando crescessem foi feita e os alunos adoraram o contato com a câmera e a possibilidade da produção para o cinema. Alguns perguntaram se apareceriam no cinema da cidade ou na TV. Disse que apareceriam numa cerimônia realizada somente para eles na Fundação São Pedro, onde os pais e amigos poderiam ser convidados. E também, que colocaríamos o material na internet onde o mundo todo poderia vê-los. Eles ficaram extasiados e ansiosos por realizarem o projeto.
              Os primeiros encontros foram destinados ao roteiro e à explicação da função de cada membro da equipe.
              O tema sugerido pela pesquisadora foi o de contarmos um pouco da história da cidade. Questionou se os alunos conheciam a história, a história de alguns moradores... A maioria respondeu que não conhecia.
              Por isso, foi adotado um livro, que tinha sido distribuído pela Prefeitura Municipal no ano de 2008, de autoria do Professor Lima, que narrava a história de Amparo até os dias atuais.
              O livro serviu de base para a pesquisa, para podermos desenvolver o roteiro. Além disso, a Internet funcionava nesta escola, o que possibilitou ser uma outra fonte de dados.
              O roteiro da turma I, foi desenvolvido com base neste livro, contando a história de Amparo desde a sua fundação até os dias atuais. Os alunos encenaram cenas de fatos históricos importantes. As imagens foram gravadas na Igreja Matriz, no Museu Histórico e em duas praças tradicionais da cidade: Praça Padua Salles e Jardim Público.
              A professora Priscila, providenciou o figurino, os alunos também trouxeram alguns, acessórios e materiais para as gravações.
              A captura das imagens foi feita em 4 encontros.
              Já o roteiro da turma II, contou a história da cidade, porém, por meio de moradores antigos que se encontravam, na época, no Lar dos Velhos da cidade.
              Foi uma experiência incrível tanto para as professoras, quanto para as crianças e idosos. A grande diferença de idade e as experiências de vida desses senhores e senhoras,foi o ponto alto do projeto, na visão da professora Priscila. Esta experiência ficará registrada para sempre na memória das crianças.
              Foi possível um diálogo entre crianças e idosos, cujo resultado foi um filme no estilo ficção-documentário, em que as crianças contam numa locução of onde moram, o que fazem, e citam que a história deles se passa num local, numa cidade, porém, não só as suas histórias, mas as de pessoas que há muito tempo moram na cidade... é neste ponto que o filme nos leva para o Lar dos Velhos e as histórias de vida e um pouco da história da cidade é narrada.
              Durante as imagens contendo as entrevistas, as crianças encenaram as brincadeiras antigas e imagens relacionadas a assuntos que os entrevistados citavam.
              Os entrevistados deram conselhos para as crianças, de serem pessoas honestas, de continuarem aplicados nos estudos, pois acreditam que o estudo é fundamental para a formação de homens e mulheres de sucesso.
              Alunos e professores, foram presenteados com essa experiência emocionante. Agradecem imensamente à diretoria do Lar e aos "jovens de ontem" pela participação...