29 janeiro, 2013

Continuidade...

Após a experiência com as crianças, ainda em 2009, a professora Priscila e o Professor Hermes, tiveram a idéia de continuar este trabalho com jovens, entre 13 e 17 anos.
O projeto idealizado pelos professores, foi aprovado, em 2009, no Edital para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, tendo seu início em janeiro de 2010. O projeto recebeu o nome de CINECULTURA e é realizado até hoje na sede na Fundação São Pedro.
              O CINECULTURA tem como objetivo partir das idéias “do que fazer em vídeo”, idéias estas que fazem parte da mente dos participantes, o projeto oferece o ensino de técnicas e práticas na produção audiovisual.
              Jovens, em sua maioria carentes que tem paixão pelo cinema, se destacam, demonstrando interesse e bom desempenho durante as atividades.
              Nas aulas são oferecidas oportunidades para que os participantes consigam estimular a criatividade e, consequentemente, produzirem de acordo com o seu repertório criativo, com as informações do ambiente e da comunidade de uma forma geral.
              Este projeto, conta desde 2009, com o patrocínio do Governo do Estado e Federal. O convênio teve seu término em dezembro de 2012. A renovação deste convênio não é automática, dependerá do Ministério da Cultura que a partir de maio de 2013, estudará a possibilidade de novos editais. Porém, o projeto tem sua continuidade e retomará as atividades em 2013, a partir do dia 20/02.

               Em 2011 e 2012, crianças também foram beneficiadas pelo CINECULTURA Itinerante, que atuou com mais de 160 criança, durante este período. Os Instrutores de Arte e Cultura Lineker Lima e Deivide dos Santos, atuaram como professores no Educandário Nossa Senhora do Amparo, orientados pela Professora Priscila e pelo Professor Hermes. As aulas reproduziram a mesma metodologia utilizada em 2009, no Projeto Primeiro na Mente, Depois no Mundo Real. O resultado foi a produção de 6 filmes, making of e muitas fotos, tiradas pelos próprios alunos como forma de registro.
 
              A professora agradece aos participantes e familiares, aos instrutores, ao apoio da Fundação São Pedro e Cinecultura, e também, à equipe do Educandário Nossa Senhora do Amparo.